sexta-feira, 9 de março de 2012



Doce de Tangerina e Limão

Tal como tem sido mencionado em vários blogs, viva á ambundancia de laranjas e tangerinas nesta altura do ano. Nas várias levas que os meus pais me têm dado, veio uma de tangerinas com "defeito", a qualidade nada tinha a ver com todas as outras. Para além da falta de sabor tinham mais caroços que propriamente sumo. Depois de algum tempo a rebolarem entre a fruteira e o frigorífico sem ninguém lhes pegar, decidi inventar.

Ingredientes:
500 g de tangerinas descascadas
1 limão, sumo e casca

430 g de açúcar

Preparação:
Descasquei as tangerinas e pesei na Bimby, abrias ao meio para retirar o fio do meio e coloquei as dentro do copo. Como disse elas tinham muitos caroços e era um desperdício estar a escolher, por isso rodei até á vel. 4, poucos segundos só para triturar um pouco sem desfazer os caroços. Por fim abanei muito bem o que fez com que grande parte dos caroços viessem ao de cima e os pudesse retirar, processo que utilizei mais algumas vezes, faça a elevada quantidade de caroços. Numa situação o ideal será retirar antes os caroços e depois triturar.


As tangerinas juntei o sumo de 1 limão e a sua casca, só a parte amarela, e o açúcar programei 1 hora, 100º, vel. 2. Quando terminou rodei até a vel. 9 devagar durante 20 seg e programei mais 30 min, varoma, vel 2. Deixei arrefecer.
Depois de frio achei que precisava de mais consistência e programei mais 20 min, varoma,vel.2.


Como as tangerinas não tinham muito sabor, o doce ficou agridoce, quando se prova tem um sabor doce, mas quando terminamos fica um gostinho amargo. Eu confesso não fiquei grande fã, mas já o João adora. Um óptimo doce para quem gosta de comida agridoce.


Sem comentários:

Enviar um comentário